Um gerador de energia solar é um dispositivo que converte a energia do sol em energia elétrica para ser usada em sua casa ou empresa. Veja aqui tudo sobre o gerador de energia solar.


O QUE É O GERADOR DE ENERGIA SOLAR?

Um gerador de energia solar é um dispositivo que converte a energia do sol em energia elétrica para ser usada em sua casa ou empresa. Este princípio é chamado de energia fotovoltaica. Com o aumento da conta de luz e do aquecimento global causado pelo consumo exagerado de combustíveis fósseis, o gerador de energia solar está se tornando cada vez mais uma excelente opção para produzir a sua própria energia elétrica com a Luz do Sol!


PARA QUE SERVE UM GERADOR DE ENERGIA SOLAR?

Existem as mais diversas aplicações para um gerador solar (Gerador Fotovoltaico). A maioria das pessoas utilizam para gerar a própria energia elétrica nas suas casas e empresas e assim reduzir ao máximo a conta de luz. Algumas pessoas utilizam como um recurso de emergência e outros como fonte de energia em áreas remotas onde você não tem acesso a rede elétrica ou quando levar gasolina para um gerador comum fica inviável.


TIPOS DE GERADOR DE ENERGIA SOLAR

Existem três tipos principais de gerador de energia  solar: O conectado à rede da sua casa ou empresa, o gerador solar com baterias e o híbrido, veja abaixo as principais diferenças entre os três tipos de geradores fotovoltaicos:


Gerador de energia solar com bateria (Off Grid)

O gerador de energia solar com bateria é composto por placas fotovoltaicas, controlador de carga, baterias e inversor. Eles são usados em regiões sem acesso a rede de energia elétrica principalmente para iluminação e bombeamento de água.  Alguns são instalados em uma estação fixa e outros são móveis.


Gerador de energia solar conectado na rede (On Grid)

O gerador fotovoltaico conectado à rede é o mais comum e mais utilizado no mundo. As principais diferenças entre este tipo e o conectado à rede é o fato de que um deles armazena energia em baterias e o outro não. Ou seja, o gerador conectado à rede possui basicamente apenas os painéis solares e o inversor fotovoltaico. Estes geradores são conectados à rede de energia da sua casa ou empresa e servem para gerar energia elétrica para tudo o que estiver conectado na tomada.


Gerador de energia solar híbrido

A combinação perfeita entre energia limpa, durabilidade, sustentabilidade e eficiência. Combinação que envolve inversor e carregador de baterias do sistema Off Grid, baterias de Lítio ferro fosfato ou Chumbo àcido e inversores do sistema On Grid. Em caso de falta de energia, o inversor Off Grid assume o papel de fornecimento de energia com total segurança, gerando referência para o inversor On Grid que permanece produzindo para alimentar as cargas.

Diferenciais:
– Autossuficiente na geração e consumo
– Utiliza o Sol para geração de energia e backup.
– Durante a noite, backup através do uso de baterias, e, durante o dia, o consumo é utilizado para inúmeras funções.
– Super nobreak para toda empresa ou residência (backup)
– Elimina os poluentes geradores a combustão.
– Utiliza a energia armazenada nas baterias no horário de ponta – das 18h às 21h



COMO FUNCIONA O GERADOR DE ENERGIA SOLAR CONECTADO NA REDE?

Como funciona o Gerador de Energia Solar

Na figura ao lado é possível ver uma ilustração de como funciona o gerador de energia solar mais usado no mundo, o conectado à rede (On Grid). De uma forma simplificada temos o seguinte:


1 – O Painel Solar

– O painel solar produz energia elétrica em corrente contínua quando a luz do sol o atinge.

2 – O Inversor Fotovoltaico

– O Inversor solar converte a energia dos painéis solares em energia elétrica (Corrente Alternada – AC) que pode ser usada em sua casa, empresa ou fazenda.

3 – A Energia Solar é distribuída para sua propriedade

– A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduzindo ao máximo a energia que você consome da rede elétrica da distribuidora de energia local.

4 – A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos

– A energia solar pode ser usada para a TV, computador, máquinas de lavar, ar-condicionado, e qualquer outro equipamento elétrico que esteja conectado na tomada.

5 – O que você produz e não consome vira créditos de energia

– O excesso de eletricidade que o seu gerador solar produz vai para a rede elétrica e vira “créditos de energia” que serão utilizados automaticamente de noite ou em dias muito chuvosos. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e assim reduz a sua conta de luz!


BENEFÍCIOS DO GERADOR DE ENERGIA SOLAR

Benefícios do Gerador de Energia Solar

Os benefícios do gerador fotovoltaico são vários, veja abaixo os principais:

Energia limpa e renovável

O Gerador solar é com certeza uma das melhores formas de se produzir energia sem destruir o meio ambiente. O impacto dele é menor ainda que a energia das hidrelétricas pois não é necessário inundar vales, florestas e cidades para se produzir energia.


Valorização da propriedade ou marca da empresa

Isso mesmo, a sua casa se valoriza quando você instala um gerador solar. Quem não gostaria de morar em uma casa onde a conta de luz é a menor possível? Empresas que produzem a sua própria energia com a luz do sol mostram para os seus clientes a sua preocupação com o impacto que causam no meio ambiente, desta forma valorizam o seu produto e marca.


Redução de despesas

Produza a sua própria energia com um gerador de energia solar e reduza as suas despesas com a conta de luz para sempre!


Previsibilidade de Custos

Se você é dono de uma empresa, o que acha de saber quanto a sua energia elétrica vai custar daqui a 20 anos? Isso mesmo, quando você instala ou aluga um gerador de energia fotovoltaica para a sua empresa você “trava o preço da energia” para sempre. Desta forma fica muito mais fácil planejar. Imagine se você já tivesse um em sua empresa, no meio desta crise de energia! Com certeza estaria “rindo à toa” vendo a energia de seu concorrente subindo e a sua sendo gerada com a luz gratuita do sol!

Newsletter